Energia

PS_energia

Cientes dos crescentes desafios relacionados com a disponibilidade, geração e consumo de energia, e tendo a eficiência energética como uma prioridade para o Esporão, temos vindo a desenvolver nos últimos anos um conjunto de iniciativas que contribuem significativamente para a redução da dependência de energia para vários dos processos associados à nossa produção vinícola.

  • As nossas adegas (Alentejo e Douro) foram construídas em diferentes níveis, utilizando a gravidade para transportar a uvas sem recurso a energia.
  • As caves de estágio da Herdade do Esporão são subterrâneas e não utilizam energia para manter a temperatura e humidade ideais.
  • As caves da Quinta dos Murças utilizam a água das minas para, com um processo de solo radiante, controlar a temperatura e humidade com grande eficiência energética.

Adegas

Todas as adegas da Herdade do Esporão foram concebidas e construídas de forma a aproveitar o princípio da gravidade, evitando desperdícios energéticos.

As caves estão profundamente enterradas no subsolo, dispensando, desta forma, qualquer tipo de climatização artifi cial ou qualquer necessidade de correcções de frio, calor ou humidade.

Na Quinta dos Murças, no Douro, as caves utilizam um sistema original e inovador que aproveita a água natural das minas para aquecer e arrefecer o chão radiante que se estende ao longo de todas as caves.